João 20: 1 ao 10
Depois de Maria Madalena ter avisado a Pedro e a João (discípulo amado), ambos correram até o sepulcro. João correu mais rápido e chegou na frente de Pedro. Ele abaixou-se e à porta do sepulcro viu os lençóis, mas não entrou. Pedro ao chegar, entrou logo e viu os lençóis e o lenço que cobriu o rosto de Jesus deixado à parte.
Eles ainda não tinham recebido o Espírito Santo, por isso estavam com medo, tinham dúvidas e esconderam-se dos fariseus e dos romanos. João representava o sentimento do coração. Lembre-se que o coração é enganoso e o sentimento não tem nada com a fé. É como água e azeite, não se misturam!
O sentimento entra pelos ouvidos ou pelos olhos (aqui cabe os meios de comunicação que difundem todo tipo de sentimentos – novelas, filmes, telejornais) e enchem o coração (este que já é corrupto, por sua vez. Jeremias 17:9). Uma pessoa a transbordar de sentimentos não tem como usar a fé (esta é pura certeza, convicção, bruta e reta – pau é pau e pedra é pedra).
O sentimento deixa a pessoa mole, magoada, irada, nervosa, stressada, ansiosa, com medo, pavor, pânico; traz desejo de vingança, pagar com a mesma moeda...
Embora o sentimento seja e faça tudo isso, mas ele é rápido em propagar-se! Observe que João (sentimento) chegou mais rápido do que Pedro (Fé), porém o sentimento ficou à porta, não entrou, não testificou, não toma posse!
Existem inúmeras pessoas dentro das igrejas, religiosas, cheias de sentimentos e confundem o que sentem com a fé, mas observem seus frutos, vejam suas vidas, cheias de traumas, fracassos, derrotas e maus pensamentos. São os que estão diante da porta estreita, mas não entram; apenas assistem os Pedros (as pessoas de sinceras em sua fé) entrarem.
A fé é determinada, toma posse, ela vem não ansiosa, mas nos passos certos (um passo de cada vez). A medida que a Luz (Sagrada Escritura) ilumina seu Caminho (estreito), o fervoroso vence! A fé não tem sentimentos, ela obedece as Escrituras: Se a Palavra diz – “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo” (Salmos 23: 4a). Então ela pode seguir em frente, pois nada vai lhe suceder de mal. Não tem de sentir, apenas obedecer o que está escrito. É claro, que não devemos tentar a Deus, mas não é nesse sentido que exemplifiquei. Se você é pego por uma situação, então o Senhor te guarda.
“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mateus 11: 12).Não temos de sentir, mas tomar posse; isto é viver a fé no mais alto nível. Pedro entrou no sepulcro e testificou. O testemunho de fé de Pedro, encorajou o outro discípulo a entrar, após entrar, testificou e creu! Temos de viver essa fé para dar testemunho aos que estão nas igrejas a viverem segundo o coração (isso é frase de filmes e novelas de cariz românticas. Incentivam as pessoas a ouvirem seus corações enganosos) – os religiosos.
O Lenço Dobrado (João 20:7)
Por que Jesus deixou o lenço que cobria sua cabeça à parte no sepulcro, depois de sua ressurreição?
Muitas pessoas davam a atenção a esse detalhe.
Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo.
A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi colocado cuidadosamente à parte no túmulo de pedra.
Simão Pedro e o outro discípulo quando entraram no sepulcro, notaram os lençóis embolados, deixados ali, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava colocado à parte, até dobrado Isto é importante? Definitivamente sim! Isto é significante? Certamente que sim!
Mas o que realmente me chamou atenção para que nascesse esta mensagem foi o fato de que Jesus teria dobrado o lenço ao ressuscitar. Ele não se preocupou com os lençóis que o cobriam, mas deu uma atenção ao lenço que tinha coberto sua cabeça. Por quê? Qual seria a real intenção de Jesus? Qual mistério estaria relacionado ao lenço dobrado?
Para poder entender significado é necessário entender um pouco a respeito da tradição Hebraica. Embora isso seja discutível, pois tem a tradição do lenço dobrado tem que a ver com o "senhor e o servo", e do uso do Talit dobrado ao lado dos panos que envolviam o corpo de Yeshua.
O lenço dobrado era do conhecimento de todo menino Judeu. Quando o servo colocava a mesa de jantar, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu senhor queria. A mesa era colocada perfeitamente, e o servo esperava, fora da visão dele, até que o mesmo terminasse a refeição.
O servo não podia se atrever nunca, a tocar na mesa antes que o seu senhor tivesse terminado a sua refeição.
Diz a tradição que: ao terminar a refeição, o senhor se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba, e embolava o lenço e o jogava sobre a mesa.
Naquele tempo o lenço embolado queria dizer:
"Eu terminei."
No entanto, se o senhor se levantasse e deixasse o lenço DOBRADO ao lado do prato, o servo jamais ousaria tocar na mesa porque o lenço dobrado queria dizer:
*Eu voltarei!*
Agora, quanto ao Talit... Na tradição judaica antiga era permitido o uso de um objeto que pertencesse a pessoa, com a finalidade de cumprir um mandamento. A primeira vez que isto foi posto em escrito foi no Shulchan Aruch, escrito no século XVI, baseado em textos da Gemara e da Mishnah, que é fazer uso, sendo que o Talit deve ser encontrado dobrado.
A questão do talit não dobrado, indica que a pessoa ainda está no local; mas, se dobrado, é porque saiu, contudo voltará! Porém, é importante salientar, que de acordo com o texto grego, não há como afirmar que se tratava de um Talit, mas pode ser um pano ou um lenço.
Detalhes à parte! Na palavra de Deus, não tem nada sem sentido ou significado.
A Verdade é que Jesus voltará em breve. Maranatá!
Explicação Espiritual Para Nossos Dias
A importância de termos o Espírito Santo, o selo da promessa, é muito grande. Os discípulos que foram ao sepulcro, mesmo a fé de Pedro, não os ajudou a entender o sinal deixado por Jesus. Os lençóis embolados e caídos; além do lenço que cobria o rosto do Senhor, dobrado e posto à parte. Jesus usou um costume da cultura judaica para deixar um sinal. Para quem? Os fariseus? Os romanos? Não! Para os seus discípulos. Mesmo assim não perceberam o recado.
Estamos a viver dias em que os sinais da vinda de Jesus estão a acontecer de forma muito clara. Infelizmente, os que deveriam entender esses sinais, não percebem e cegos vivem como nos dias de Noé.
“Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:37-39).
Ei amigo! Você que se diz cristão! Se necessário for, reveja seus conceitos, sua fé; mas procure, rapidamente corrigir-se e retornar à Fé das Escrituras Sagradas. Busque o selo do Espírito Santo para que seus olhos sejam abertos e assim possas entender os sinais destes dias. Não basta ter o conhecimento, se os olhos espirituais estiverem vendados.
“A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lucas 24:44,45).
Só o Espírito Santo poderá abrir o seu entendimento para que alcance a salvação.
Why Many Don't See the Signs
of the End of Time?
John 20: 1 to 10
After Mary Magdalene had warned Peter and John (beloved disciple), they both ran to the tomb. João ran faster and got in front of Pedro. He bent down and at the door of the tomb he saw the sheets, but he did not enter. When Peter arrived, he entered immediately and saw the sheets and handkerchief that covered Jesus' face, which was left aside.
They had not yet received the Holy Spirit, so they were afraid, had doubts and hid from the Pharisees and the Romans. João represented the feeling of the heart. Remember that the heart is deceitful and the feeling has nothing to do with faith. It's like water and oil, they don't mix!
The feeling enters through the ears or through the eyes (here it is the media that spread all kinds of feelings - soap operas, films, television news) and fill the heart (the one that is already corrupt, in turn. Jeremiah 17: 9). A person overflowing with feelings has no way to use faith (this is pure certainty, conviction, brute and straight - stick is stick and stone is stone).
The feeling leaves the person soft, hurt, angry, nervous, stressed, anxious, afraid, terrified, panic; brings desire for revenge, pay with the same coin ...
Although the feeling is and does it all, but it is quick to spread! Notice that John (feeling) arrived faster than Peter (Faith), but the feeling stayed at the door, he didn't enter, he didn't testify, he doesn't take possession!
There are countless people inside the churches, religious, full of feelings and confuse what they feel with faith, but watch their fruits, see their lives, full of traumas, failures, defeats and bad thoughts. They are those who are in front of the narrow door, but do not enter; they just watch the Peter(the people who are sincere in their faith) come in.
Faith is determined, takes possession, it comes not anxiously, but in the right steps (one step at a time). As the Light (Sacred Scripture) illuminates your (narrow) Way, the fervent wins! Faith has no feelings, it obeys the Scriptures: If the Word says - "Even if I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no harm, because you are with me" (Psalm 23: 4a). Then she can move on, because nothing is going to happen to her badly. You don't have to feel, just obey what is written. Of course, we should not tempt God, but it is not in that sense that I exemplified it. If you are caught in a situation, then the Lord keeps you.
“From the days of John the Baptist until now, the kingdom of heaven has been overtaken, and those who strive have taken it over” (Matthew 11:12). We do not have to feel, but to take possession; this is to live the faith at the highest level. Peter entered the tomb and testified. Peter's testimony of faith, encouraged the other disciple to enter, after entering, testified and believed! We have to live that faith in order to give witness to those in the churches to live according to the heart (this is a phrase from films and romantic novels. They encourage people to listen to their deceitful hearts) - the religious.
The Folded Handkerchief (John 20: 7)
Why did Jesus leave the handkerchief that covered his head separately in the sepulcher after his resurrection?
Many people did not pay attention to this detail.
In John 20: 7 - he tells us that the handkerchief that was placed over the face of Jesus, was not just left aside, like the sheets in the tomb.
The Bible reserves an entire verse to tell us that the handkerchief was placed carefully at the head of the stone tomb.
Simon Peter and the other disciple when they entered the tomb, they noticed the rolled up sheets, left there, while the handkerchief that had covered Jesus' face was set aside, even folded. Is this important? Definitely yes! Is this significant? Definitely yes!
But what really caught my attention for this message to be born was the fact that Jesus would have folded the handkerchief when he was resurrected. He didn't care about the sheets that covered him, but he did pay attention to the scarf that had covered his head. Why? What was Jesus' real intention? What mystery is related to the folded scarf?
In order to understand meaning it is necessary to understand a little about the Hebrew tradition. Although this is debatable, as it has the tradition of the folded handkerchief, it has to do with the "lord and the servant", and the use of Tallit folded next to the cloths that wrapped the body of Yeshua.
The folded scarf was known to every Jewish boy. When the servant set the dining table, he tried to be sure to do it exactly the way his master wanted. The table was set up perfectly, and the servant waited, out of his sight, until he finished the meal.
The servant could never dare to touch the table before his master had finished his meal.
Tradition says that when you finish your meal, you get up, wipe your fingers, your mouth and your beard, and wrap your handkerchief and throw it on the table.
At that time the wrapped scarf meant:
"I finished."
However, if the master stood up and left the FOLDED handkerchief beside the plate, the servant would never dare touch the table because the folded handkerchief meant:
*I'll be back!*
Now, as for Tallit ... In the ancient Jewish tradition it was allowed to use an object that belonged to the person, in order to fulfill a commandment. The first time this was put into writing was in the Shulchan Aruch, written in the 16th century, based on texts by Gemara and Mishnah, which is to make use of, the Tallit must be found folded.
The question of the unfolded tallit indicates that the person is still in place; but, if folded, it is because it left, yet it will return! However, it is important to note that, according to the Greek text, there is no way to say that it was a Tallit, but it can be a cloth or a scarf.
Details apart! In the word of God, it has nothing meaningless or meaningless.
The truth is that Jesus will return soon. Maranata!
Spiritual Explanation for Our Day
The importance of having the Holy Spirit, the seal of promise, is very great. The disciples who went to the tomb, even Peter's faith, did not help them to understand the sign left by Jesus. The tangled and fallen sheets; besides the handkerchief that covered the Lord's face, folded and set aside. Jesus used a custom of Jewish culture to leave a sign. For whom? The Pharisees? The Romans? Not! For your disciples. Still, they didn't get the message.
We are living in days when the signs of Jesus' coming are happening very clearly. Unfortunately, those who should understand these signs, do not notice and blind people live as in Noah's day.
“For just as it was in the days of Noah, so will the coming of the Son of Man. For just as in the days before the flood they ate and drank, married and gave in marriage, until the day when Noah entered the ark, and they did not realize it, except when the flood came and took them all, so will it be the coming of the Son of Man ”(Matthew 24: 37-39).
Hey, friend! You who call yourself a Christian! If necessary, review your concepts, your faith; but seek, quickly correct yourself and return to the Faith of the Holy Scriptures. Seek the seal of the Holy Spirit so that your eyes are opened and so you can understand the signs of these days. It is not enough to have knowledge if the spiritual eyes are blindfolded.
“Next, Jesus said to them: These are the words that I spoke to you, while I was still with you: it would matter if I fulfilled all that is written of me in the Law of Moses, in the Prophets and in the Psalms. Then, it opened their understanding to understand the Scriptures ”(Luke 24: 44,45).
Only the Holy Spirit can open your understanding to reach salvation.