sexta-feira, 6 de maio de 2011

Presidente do Partido Republicano Brasileiro renuncia o cargo

O deputado federal Vitor Paulo dos Santos (RJ) renunciou no dia 05/05/11, à presidência do PRB (Partido Republicano Brasileiro). Um dos fundadores da legenda, Vitor Paulo vai continuar a ocupar a liderança da bancada do partido na Câmara.

Presidente do PRB desde que o partido começou a recolher assinaturas para ser criado, em 2003, Vitor Paulo foi um dos responsáveis por escrever o estatuto da sigla.

Quarto deputado federal mais votado do Rio de Janeiro em 2010, com 157.580 votos, Vitor Paulo teve atuação importante também nas articulações para manter o ex-vice-presidente José Alencar (1931-2011) como o candidato na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006.

Vice de Lula em seus dois mandatos, de 2003 a 2006 e de 2007 a 2010, Alencar foi o segundo na hierarquia da República por oito anos. Além de ter exercido a Presidência durante quase 400 dias em que Lula estava viajando, Alencar foi um exemplo na luta contra o câncer. Diagnosticado com a doença em 1997, ele conviveu e batalhou com a doença até março deste ano, quando morreu.

História do partido

Idealizado em 2003, o PRB teve seu registro definitivo concedido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em agosto de 2005, ainda sob o nome de PMR (Partido Municipalista Renovador).

Foi nesse mesmo ano que Alencar ingressou no partido. Foi por sugestão dele que a legenda mudou o nome de PMR para PRB. Além de um vice-presidente, o PRB ganhou em 2005 também um senador, com a ida de Marcelo Crivella (RJ) para o partido.

Nas eleições do ano seguinte, o PRB compôs a chapa que reelegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, indicando Alencar à vaga de vice.

Já em 2010, a bancada de deputados do partido aumentou consideravelmente, passando para oito na posse, mas indo para 12 após quatro suplentes assumirem a titularidade do mandato.

Entre os ideais do PRB, expostos em seu programa, estão “princípios básicos republicanos” como o poder político oriundo do voto livre, a repulsa à discriminação entre os cidadãos, o equilíbrio fiscal entre os Estados, a utilização da política econômica como forma de desenvolvimento social e a atenção especial a setores desprotegidos da sociedade.

O PRB defende ainda o direito ao trabalho como fonte de sobrevivência, à educação básica gratuita, a um sistema público de saúde eficiente e universal, o repúdio à guerra como forma de resolução de problemas entre as nações e a liberdade religiosa.

Fonte/Texto: R7

Um comentário:

  1. Quando acumula uma pessoa com muitas funções corre o risco de não desempenhar nenhuma. Então foi boa a saída dele, assim ele pode se concentrar nos projetos apresentados durante a campanha.

    ResponderExcluir