segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

"Krokodil" - A Droga dos Últimos Dias


Krokodil, considerada a pior droga já criada, de longe desbanca o Crak, a Heroína e outras. Mais barata que qualquer uma outra, com sua força destruidora devora seus consumidores de maneira horrenda.
Para quem pensa que isso é coisa de filme de terror, está muito enganado. Ela consegue superar a lepra de Hansen, esverdeando a pele, formando escamas, produzindo gangrena, vai necrosando as áreas atingidas, levando a exposição total do osso e por último o amputamento do membro da pessoa.
Desomorphine (Dihydrodesoxymorphine, Permonid) é um opiáceo analógico inventado em 1932 nos Estados Unidos, um derivado da morfina , onde o grupo 6-hidroxila foi removido e a ligação dupla 7,8 foi saturado. Tem sedativo e analgésico efeitos, e é em torno de 80-10 vezes mais potente que a morfina. Foi usado na Suíça sob a Permonid marca, e foi descrito como tendo um início rápido e uma curta duração da ação, com náuseas ou depressão respiratória em comparação com doses equivalentes de morfina. A síntese tradicional de desomorphine começa a partir de α-chlorocodide, que é em si obtidos por reação de cloreto de tionila com codeína . Pela redução catalítica , α-chlorocodide dá dihydrodesoxycodeine, que produz desomorphine na desmetilação .

"Krokodil"

Desomorphine atraiu a atenção em 2010 na Russia devido a um aumento na produção clandestina, provavelmente devido à sua síntese relativamente simples de codeína. A droga é facilmente feita a partir de codeína , iodo e fósforo vermelho , num processo semelhante à fabricação de metanfetamina de pseudoefedrina , mas desomorphine feitas dessa forma é altamente impuro e contaminado com vários subprodutos tóxicos e corrosivos. O nome da rua na Rússia para Desomorphine feita desta forma é "krokodil" (крокодил crocodilo), supostamente devido ao aparecimento de escamas e o esverdeamento da pele, como dos crocodilos. É usado como uma alternativa mais barata para a heroína, como comprimidos de codeína estão disponíveis sem receita médica. Uma vez que este mix é rotineiramente injetado imediatamente com pouca ou nenhuma purificação adicional, "Krokodil" tornou-se famoso por produzir dano tecidual grave, flebite e gangrena , por vezes necessitando de amputação do membro em usuários de longo prazo . A quantidade de dano tecidual é tão alta que as expectativas de vida dos viciados variam de 2 a 3 anos.

Repetindo pra você entender: O krokodil é feito a partir da codeína, um analgésico opióide que pode ser comprado em qualquer farmácia russa sem receita médica, assim como acontece com analgésicos mais fracos no Brasil. A pessoa sintetiza a droga em uma cozinha usando produtos como gasolina, solvente, ácido hidroclorídrico, iodo e fósforo vermelho, que é obtido de caixas de fósforo comuns, além dos comprimidos de codeína.
Logicamente nenhum destes ingredientes é ideal e o produto final não é nem um pouco puro, mas o resultado para o usuário é satisfatório. A consequência de se colocar tantos produtos químicos na veia é a irritação da pele, que com pouco tempo passa a ter uma aparência escamosa. A área onde o krokodil é injetado começa a gangrenar, depois a pele começa a cair e o resultado vc já conhece: hospitais lotados, na maioria de jovens, precisando de amputar partes do seu corpo.

Abuso de desomorphine foi relatada pela primeira vez no Oriente e Sibéria Oriental em 2002, mas desde então se espalhou por toda a Rússia e os vizinhos das ex-repúblicas soviéticas. em outubro de 2011, as indicações de uso do "Krokodil" foram encontradas na Alemanha, com alguns meios de comunicação alegando vários usuários mortos.
A dificuldade em se combater o uso desta droga está na pouca ajuda que o governo dá a centros de reabilitação e na grande facilidade na produção, afinal basta uma cozinha e o conhecimento de como se “cozinhar” o produto. Largar o krokodil pode ser uma tarefa extremamente difícil. A desintoxicação é muito lenta e o usuário sente náuseas e dores por até um mês, sendo que conseguir uma nova dose é muito fácil. Sequelas físicas e mentais do uso contínuo do krokodil podem ficar para sempre.
São raros os casos de pessoas que se livraram do vício. A migração deles de uma droga para outra é explicada pelo valor da dose. Cada uso de heroína pode custar na Rússia 150 Dólares (270 Reais), já o krokodil custa em média 8 Dólares (aproximadamente 14 Reais). Um problema na alternativa mais barata é a duração dos efeitos, que são muito menores. Os efeitos da heroína podem durar 8 horas, o krokodil dura com sorte 90 minutos. Como produzir a droga leva mais ou menos uma hora, a pessoa passa a viver apenas para produzir e injetar.No Brasil, a codeína é vendida apenas com receita médica, mas na Rússia o produto é o analgésico mais popular do país. Usada por praticamente a metade da população, ela é responsável por cerca de 25% do lucro de algumas farmácias. Por este motivo a indústria farmacêutica e os empresários do ramo lutam para que o governo não torne a droga restrita à venda com prescrição.

Síntese de desomorphine de codeína.

Outros países onde a codeína é vendida sem receita são o Canadá, Israel, Austrália, França e Japão. Neles existe um grande risco do krokodil se tornar uma epidemia como a que atinge atualmente a Rússia. Abaixo você verá dois vídeos mostrando os resultados nefastos do uso desta droga.
A Rússia possui 100 mil usuários da droga e a Europa Oriental a está conhecendo agora.


Opinião pessoal do blogueiro: É ou não é a droga dos últimos dias? Só o mal para ter inspirado alguém a criar isso!!!! Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário